Planejamento

Checkout do Curso de Mergulho – PADI (Dia 02)

21 de October de 2012
Um local tranquilo para se ter uma casa

No domingo 21/10, com o início do horário de verão e por que voltaríamos a São Paulo, acordamos às 6h e partimos para Marina de Paraty às 7h15. Todos abordo, partimos para a Ilha dos Ratos, na baia de Paraty.

Todos estavam mais confiantes após o dia anterior. Sem o nervosismo de fazer algo novo, também por que iríamos passear mais. Chegando a ilha, desta vez nos equipamos dentro da água, esse já era inicio dos últimos exercícios do final de semana. Depois de descer tivemos que retirar a máscara por completo e recolocá-lo simulando a perda do equipamento. O segundo exercício é conhecido como palhacinho, onde cruzamos as pernas e segurando nas nadadeiras inflamos e desinflamos o colete para controlar nossa flutuação. O último exercício foi a subida livre de emergência, ocorre quando o mergulhador se vê na necessidade de chegar a superfície de forma rápida e sem o auxilio do respirador. Respira-se profundamente três vezes para em seguida começar a subir e soltando o ar falando “aaaaa…” . O interessante é que por conta da expansão do ar dentro dos pulmões, devido a menor pressão que é exercida sobre o órgão, o ar parece não acabar e expirando esse ar faz com que ele não expanda dentro do corpo, o que poderia vir a ser fatal.

Após realizar os exercícios, fomos descansar na embarcação Maracaibo para nos preparar para o último exercício, o de navegação por bússola dentro d’água. Consiste em, com a cabeça embaixo d’água e utilizando uma bússola marítima conseguir ir de A a B e voltar.

O fundo do mar

O fundo do mar

Finalizando o último exercício do checkout, fomos fazer nosso primeiro passeio. Durou por volta de 50 minutos e contornamos uma boa parte da Ilha dos Ratos. Vimos diversas estrelas do mar, ouriços e alguns peixes (principalmente Sargentinhos). Um pouco antes de voltarmos a superfície, encontramos um caranguejo aranha escondido próximo a um coral, fechando com chave de ouro um ótimo final de semana.

Retornamos ao barco e pouco depois a marina de Paraty. Chegamos na Pausada e às 15h já estávamos de volta ao ônibus para retornar a São Paulo.

Almoçamos no Delícias da Cabocla, em Ubatuba, por volta das 17h30 e após 8h de viagem, chegamos na escola de mergulho, Scuba Point.

SERVIÇOS

Delícias da Cabocla
Rodovia Rio-Santos, km 71 (sentido Caraguatatuba)
Ubatuba (SP)

Scuba Point
Rua Pio XI, 641
Lapa – São Paulo (SP)

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply