Planejamento

O que é necessário para dirigir na América do Sul?

1 de November de 2012
dirigiramericadosul

Uma das coisas mais difíceis para se adequar, e adequar o carro, são as leis de trânsito para dirigir na América do Sul. Cada país tem suas diversas peculiaridades e não se preparar para elas pode lhe causar muita dor de cabeça. Outro ponto nada fácil é encontrar informações confiáveis, há muitos relatos e mitos, se não estiver preparado pode ser pego de surpresa.

Documentos

Basicamente são dois tipos de seguros necessários para entrar em qualquer país do continente. O Seguro carta verde e o SOAT (Seguro Obrigatório de Acidentes de Trânsito). Os países do Mercosul exigem o seguro carta verde e pode ser comprado no Brasil através de qualquer seguradora. Inclusive, no site da Porto Seguro (Seguro auto – Coberturas), dizem que a cobertura do seguro deles é válido também na Bolívia e Chile, porém não incluem Venezuela. Já o SOAT é contratado nas fronteiras do país de destino.

Outros documentos são exigidos em alguns países. Na Bolívia é necessário ter a Declaración Jurada de Ingreso y Salida de Vehículo de Uso Privado para Turismo que deve ser adquirido junto a Aduana Nacional de Bolívia. Não possuir tal documento em caso de solicitação pela polícia do país é passível de confisco do veículo sem indenização, e isso é lei. No Perú, para facilitar a entrada do veículo no país, pode-se tirar a declaração consular em qualquer consulado (Manaus, Rio Branco, Rio de Janeiro e São Paulo) ou na embaixada.

ARG BOL BRA CHL COL EQU PAR PER URU VEN GUI GFR SUR
Carteira Nacional de Habilitação (CNH) X X X X X X X
Permissão Internacional para Dirigir (PID) X X
Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) X X X X X X X X
Seguro carta verde X X X
SOAT X X X
Cópia do contrato de compra e venda X

Legenda:
ARG = Argentina; BOL = Bolívia; BRA = Brasil; CHL = Chile; COL = Colômbia; EQU = Equador; PAR = Paraguai; PER = Perú; URU = Uruguai; VEN = Venezuela; GUI = Guiana; GFR = Guiana Francesa; SUR = Suriname

Itens obrigatórios
Para os itens obrigatórios, deixaremos a lista indicando em cada país se é obrigatório.

ARG BOL BRA CHL COL EQU PAR PER URU VEN GUI GFR SUR
Cambão ou cabo de aço X
Triângulo adicional X X
Kit de primeiros socorros X
Apoios de cabeças também nos bancos traseiros X
Uso de cadeirinha e assento de elevação para crianças X X X X
Extintor de incêndio X X X X X
Cinto de segurança para todos os ocupantes do veículo X X X X X

Devemos lembrar que alguns itens podem passar a ser obrigatórios, então é sempre bom cruzar informações.

Outros itens são recomendados quando se viaja para alguns países. Na Argentina e Chile – principalmente nas províncias do sul desses países – é recomendado o uso de correntes para conduzir o veículo na neve.

Mitos

Há muitos casos relatados, especialmente na província de Entre-rios na Argentina, de policiais fazendo demandas absurdas para estrangeiros passando por aquela região. Lençol branco, saco plástico, fósforos, 2 rodas reservas, entre outros. A necessidade desses itens é tudo lenda. Podem até solicitar e o viajante acabar por pagar “una plata” por acharem que deveriam ter esses itens, mas não é necessário. Para não cair nesse tipo de conto é bom levar a Ley de transito.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply