Planejamento

Tirando visto nas américas

27 de February de 2013
miniaturas_bandeiras

Vamos compilar numa série de posts, nossa saga para tirar os vistos. Com todas as informações que colhemos e o que de fato conseguimos. Devido ao tamanho da viagem, vamos primeiro tirar os vistos de países da América do Norte (México, EUA e Canadá).

Logo de cara uma ótima notícia, tirando o visto para os EUA, o visto mexicano se torna desnecessário. 

México

Mesmo assim, existem outras possibilidades para quem irá somente ao México – e não possui visto americano. Se chegar por vias aéreas e for ficar até 30 dias no país, é possível tirar um visto eletrônico pelo site da embaixada. É uma autorização eletrônica e a companhia aérea deve participar do programa SAE (Sistema de Autorização Eletrônica) – algumas companhias que participam desse programa são: Aeroméxico, Copa Airlines, Taca Airlines, Lan Airlines, Tam Airlinese Avianca.

Caso queira ficar mais tempo ou não chegará de avião, ainda tem o método tradicional, onde é necessário comparecer a um dos consulados (ou a embaixada) com os seguintes documentos:

  • Formulário de solicitação do visto assinada;
  • Foto 3×4 atual;
  • Passaporte (com no mínimo 6 meses de vigência restantes);
  • Cópia das páginas que contém as informações pessoais e número do passaporte

EUA

Já o visto americano, apesar das restrições terem ficado mais brandas para brasileiros, ainda não é tão simples. Para turistas, é obrigatório o preenchimento do formulário DS-160 (link), agendar a visita ao CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) para entrega dos documentos, se necessário a entrevista no consulado (ou embaixada) e pagar a taxa MRV (opções).

Devem ser levados os seguintes documentos no dia da visita ao CASV:

  • Confirmação do preenchimento (em inglês) do formulário DS-160. Imprimir o código de barra gerado ao fim do preenchimento do mesmo;
  • Número do recibo do pagamento da taxa MRV;
  • Número do passaporte do solicitante (interessante levar uma cópia da página do passaporte);

Alguns documentos adicionais podem ser requeridos, como prova do(a):

  • Propósito da viagem;
  • Intenção de deixar o país;
  • Condição de pagar pela viagem;

Canadá

Há dois vistos para turistas que querem ir ao Canadá, o de múltiplas entradas e de entrada única. O de múltiplas entradas é para quem for entrar no país diversas vezes vindo de qualquer país exceto seu vizinho ao sul, os EUA. Já o de entrada única, como seu nome já diz, é isso mesmo, para uma única entrada no país. Mas esse visto possui uma exceção, mesmo o turista possuindo esse visto, ele pode ir e vir dos EUA quantas vezes quiser.

O visto canadense é diferente do visto americano, que possui validade de 10 anos para seu uso. No caso do Canadá, ele apenas é um determinante para a data de entrada do turista, normalmente de 6 meses e a definição do tempo de estadia é feita ao chegar no mesmo, pelo oficial de imigração, também de 6 meses na maioria dos casos.

Para tirar o visto, é necessário apresentar os seguintes documentos (devendo ser a cópia dos mesmos, não é necessário o original):

  • Formulário de solicitação assinada;
  • 2x fotos 3cm x 5cm;
  • Passaporte válido;
  • Prova de recursos financeiros (último imposto de renda com o recibo de entrega, os três últimos holerites, e/ou contrato social, e/ou extratos bancários);

Fontes

Autorização INAMI (México)

Exceções do visto (México) – lista de países que não precisam tirar visto para o México

Informações de Visa (EUA)

Isenção de visto (EUA) – lista de países que não precisam tirar o visto para os EUA

Passaporte e visto (Canadá)

Necessidade de visto (Canadá) – lista de países que precisam tirar visto para o Canadá.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply