Um passeio rápido por Curitiba

7 de April de 2013
curitiba_miniatura

Ainda não começamos a viagem e o motivo não era bem turismo. Mas fomos passar um final de semana em Curitiba para um casamento de amigos.

Aproveitamos para conhecer os principais pontos turísticos desta bela cidade e nos hospedamos num hostel muito aconchegante. A cidade é extremamente limpa e bem organizada, com monumentos e ruas bem demarcadas.

Chegamos na sexta (05/04) e procuramos um local para almoçar, resolvemos almoçar num restaurante por kilo, daqueles que funcionários visitam de segunda a sexta. O preço era bem parecido com restaurantes da cidade de São Paulo (R$29,90 o kg).

Terminando o almoço fomos direto ao hostel. Durante a semana fechamos com a Motter Home, local que completa um ano aberto em maio. Nota 10 em todos os quesitos. O local também é altamente recomendado pela HostelWorld e TripAdvisor.

Em frente ao Jardim Botânico

Jardim Botânico

Malas no quarto saímos para conhecer a cidade que já havia nos encantado ao chegar. Primeira parada foi o Jardim Botânico, marco da cidade, inaugurado em 1991 como presente aos 300 anos da fundação da mesma. O local, além da estufa ainda possui um museu e um jardim – em padrões franceses – a sua frente. Um verdadeira símbolo da cidade e melhor, entrada gratuita.

No dia seguinte fomos a torre panorâmica, de onde é possível ver a cidade do alto de seus 109,5m. O visitante é contemplado com uma vista linda de 360 graus da cidade. Custa R$3,50 a entrada – podendo ficar o tempo que quiser – e fica aberto das 10h às 19h. Ótimo para quem quer fotografar a cidade do alto – só tendo que tomar cuidado com o reflexo nas janelas.

Para almoçar, fomos a feira gastronômica da Praça Espanha. Restaurantes de toda a cidade fazem alguns de seus pratos em pequenas barracas. Porém os preços são um pouco salgado. Doces R$8, Salgados (ou lanches) R$12 e “pratos” R$16. Nada muito bom para quem precise poupar. Naquela noite fomos ao casamento dos nossos amigos, no bairro da Santa Felicidade, restaurantes inacreditavelmente grandes, muito bonito.

Museu Oscar Niemeyer

Já em nosso último dia em Curitiba, ao nos despedir do pessoal da Motter Home fomos apenas visitar rapidamente o Museu do Oscar Niemayer, conhecido popularmente como olho – apesar de ter sido inspirado na araucária (árvore típico da região) – e a Ópera de Arame, uma belíssima casa de eventos escondida no meio de mata, cachoeira e um pequeno lago.

Infelizmente não podíamos extender mais a estadia na cidade para conhecer Curitiba além de seus pontos turísticos. Mas o bom foi ter conhecido esta bela cidade e ter a certeza de que voltaremos em breve.

[/tab]
[tab title=”Onde ficamos”]

Motter Home

Endereço Rua Desembargador Motta, 3574 – Mercês.

Custo/Preço A partir de R$38 em quartos coletivos e R$50 para quartos privados.

Detalhes Possuem 36 camas e uma estrutura completa (computador, internet, lavanderia, cozinha, um pequeno estacionamento, etc.)

Link? www.motterhome.com.br

Endereço Rua João Gava, s/nº – Pilarzinho;

Custo/Preço Gratuito para visitação;

Horário Aberto de terça a domingo das 8h às 21h;

Proibido As obras no local deixam vidros no chão, portas quebradas e elevador não-funcional;