Dia a dia

Candombe, carnaval em Montevideo

14 de February de 2014
candombe

Em Montevideo tivemos a oportunidade de assistir a última noite de desfiles do Candombe, um carnaval feito por Uruguaios!

Faz mas de 200 anos que este ritmo, de origem africana, faz parte da cultura uruguaia, uma festa de carnaval bem diferente das que estamos acostumados a ver entre RJ e SP. Digo isso porque as apresentações são realizadas como um desfile, mas tem a rua no lugar do sambodromo, e homens e mulheres de verdade se apresentando, não há estereótipos de beleza, requer apenas a alegria e paixão por estar ali e tocar com o coração.

A bateria com apenas 3 instrumentos – tambores piano, tambores chico e o repiquee –  dão o ritmo aos que cantam e dançam, além de agitar as centenas de pessoas que param para assistir a festa.

“Quando o Tambor
Começou a tocar o Tambor
Os que estavam mortos
Fazia muitos anos,
Vieram para testemunhar”

Poeta africano Amos Totuola

A frente da bateria está a beleza natural da festa, mulheres dançando e sambando ao som dos tambores, fazendo o povo aplaudir. Sem falar nas grandes bandeiras que dançam e encantam a festa.

Uma noite para não deixar a história e cultura do país ser esquecida, a beleza em sua simplicidade e na forma carinhosa de como é feita.

Abaixo um vídeo que fizemos, a qualidade está ruim, mas dá para assistir e ver um pouquinho dessa festa.

Candombe – Carnaval em Montevideo from A 4 Pés on Vimeo.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply