Passeio de bike no Parque Nacional do Iguaçu

8 de March de 2014
Casal ao lado do mirador das Cataratas do Iguaçu

Poucas semanas antes de chegar em Foz do Iguaçu, havíamos entrado em contato com a agência Iguassu by Bike e nos foi oferecido alguns passeios que eles realizam na região e logo topamos. Já havíamos realizado passeios similares em Bonito, no Mato Grosso do Sul, e em Ushuaia, na Argentina, então estávamos animados para ver como seria.

Chegamos logo cedo na agência e conhecemos todos que trabalham lá, a dona Gisele nos apresentou um pouco do trabalho deles e indicou o Jason como nosso guia do dia. Nos juntamos ao grupo e após adquirir a entrada ao Parque Nacional do Iguaçu, entramos e iniciamos nosso tour pelas estradas que levam os turistas até os pontos de acesso e miradores das cataratas.

Ao todo foram 11km até nossa parada, há muitas subidas e descidas, mas as bicicletas são boas e um ótimo preparo não é necessário para se conseguir completar o trajeto. O fim do passeio de bike terminou em frente ao Hotel das Cataratas, que também é o início dos passeios de barco da Macuco Safari. Após algumas fotos, fizemos o caminho – por vários lances de escada até chegar em uma escada em caracol sem fim – e então nos encontramos a beira do rio Iguaçu.

Casal andando de bike pelas estradas dentro do Parque Nacional do Iguaçu

Marcos e Cláudia realizam passeio de bike dentro do PN do Iguaçu

Após nos preparar para entrar no bote – colocando colete, ensacando nossas mochilas para não molharem, entramos no barco e para nossa felicidade haviam apenas lugares na frente – e não nos costumeiros assentos ao longo da embarcação. Primeira parada foi no meio do rio, onde é a fronteira entre Brasil e Argentina para contemplação das cachoeiras do outro lado da fronteira, em seguida subimos o rio e paramos logo nas primeiras quedas – dos três mosqueteiros – para um banho de cachoeira. Apesar de não ser uma das quedas mais fortes, é praticamente impossível manter os olhos abertos com tanta água.

Apesar da vontade de que o barco deveria seguir mais adiante – em direção da garganta do diabo – que fica escondido além da pesada névoa que se forma com as quedas que há, o rio estava baixo e portanto bem revoltado e perigoso, mesmo para uma embarcação com dois motores de 250cv cada. Então se fez a volta e seguimos para a base da empresa, rio abaixo, a todo vapor! O piloto da embarcação em alguns momentos jogou a embarcação nas corredeiras e nos fez sentir quase que no passeio de rafting.

Ao final, ainda molhados – por questão do peso preferimos não levar roupas extras – seguimos pelo parque nacional até a Estação Espaço Porto Canoas que é o “fim da linha” para quem visita o lado brasileiro. Lá almoçamos no restaurante Porto Canoas com uma bela paisagem do rio iguaçu momentos antes de seu mergulho em alguma de suas – em média – 275 quedas. Finalizamos o passeio no parque pelas poucas passarelas que há do lado brasileiro e então voltamos a entrada do parque.

Entrada do Parque das Aves em Foz do Iguaçu

Entrada do Parque das Aves

Tucano do bico verde

Antes de ir embora, aproveitamos para passar no Parque das Aves, uma iniciativa privada criada em 1994 e que hoje se estabelece em uma área de vegetação nativa com mais de 800 animais de 200 espécies. O passeio é super bacana, em alguns casos é possível entrar nas jaulas e chegar bem perto de Tucanos, Araras, Mutuns, Gralhas, etc. O zoológico ainda possui reptéis, borboletas e outras espécies de ave – como corujas e harpias. Diversão e educação, fizemos diversas perguntas ao longo do trecho para os funcionários e sempre nos deram respostas satisfatórias, sabiam que as borboletas vivem somente um mês (em média)? Outro ponto interessante que não conhecia era que suas asas vão se desfazendo até que não conseguem voar mais.

Marcos ao lado de um Tucano

O Marcos chega perto de um Tucano Toco (ou Grande), a maior espécie de Tucano

Serviços

Iguassu by Bike (das 8h30 às 16h) Av. das Cataratas (BR 469), KM 18 – próximo a entrada do Parque Nacional do Iguaçu. Consulte o site deles para todos os serviços. Nós realizamos o passeio Bike Adventure + Passeio de barco (R$220).

Parque das Aves (das 8h30 às 17h) Av. das Cataratas (BR 469), KM 17.1 – próximo a entrada do Parque Nacional do Iguaçu. Estrangeiros: R$28 / Brasileiros: R$20 / Moradores de Foz do Iguaçu: R$5.

EmpresAmigaPara viver a experiência citada acima contamos com o apoio de uma EmpresAmiga, clique aqui para conhecer todas as empresas que de alguma forma nos ajudaram (alimentação, turismo e/ou hospedagem).