Pensamentos

Bucket list do Marcos, um pouco do mundo todo

29 de May de 2014
Ilustrativo de um bucket list do Marcos

O que é uma bucket list?

Nos países anglo-saxões é muito comum uma pessoa criar uma lista de coisas que quer fazer antes de morrer, se chama bucket list (lista de balde), que é a lista feita antes que a pessoa chute o balde e vá para o andar de cima. O filme mais famoso sobre isso é com o Morgan Freeman e o Jack Nicholson (The Bucket List), onde os dois personagens, após problemas graves de saúde criam uma bucket list e viajam pelo mundo realizando seus sonhos.

Há algumas semanas desafiei a Cau a fazermos – cada um a sua – uma lista de lugares onde não poderemos deixar de ir, seja nessa viagem ou no futuro. Foi baseado neste post do Blog Turomaquia, da Patricia de Camargo. Após muito pensar, tentar montar de forma a não ter mais de um representante de um determinado continente e alinhar história, paisagens lindas e aventura – o que tem tudo haver comigo – em apenas 5 regiões e/ou países. Lá vão elas:

1) Antártida

Logo de cara um lugar que tivemos a oportunidade de visitar mas por questões financeiras tivemos que postergar. Faltam adjetivos para descrever o continente e pensar que se vê muito pouco do mesmo. A cidade de onde mais sai passeios para lá é também a cidade mais austral do planeta, Ushuaia na Argentina, mas também há saídas de Punta Arenas, do Chile. Durante o verão a cidade argentina recebe dezenas de barcos todas as semanas que tem como destino o continente branco, as principais empresas que realizam tal trajeto são a G AdventuresQuark Expeditions e a One Ocean Expeditions, mas também é possível realizar expedições em barcos menores ou ainda a vela. Há inclusive barcos onde se trabalha a bordo enquanto viaja, em alguns casos, mesmo trabalhando a bordo é necessário pagar para viajar, paga-se para trabalhar normalmente em embarcações a vela.

Os passeios para se fazer lá são inúmeras, de caminhadas no continente, passeios para ver pinguins, leões marinhos e outros animais, dormir em uma barraca e ainda é possível mergulhar nas águas. Este dois últimos são os sonhos para mim.

Navio na Antártida com um zodiac a caminho

Navio na Antártida com um zodiac a caminho (davidkn1/flickr)

2) Salto Ángel

Deste ainda temos chances grandes de conhecer, a cachoeira mais alta do mundo – com 979 metros de altura. Ela fica no sul da Venezuela, no Parque Nacional Canaima, o mesmo do Monte Roraima, mas ambos são distantes e são realizados em passeios distintos. É possível ver a queda de baixo, vindo de barco e/ou caminhada, ou do alto em voo de helicóptero.

Monte Roraima visto de baixo (foto de capiotti/flickr)

Monte Roraima visto de baixo (capiotti/flickr)

3) Alemanha

Já na Europa a decisão foi difícil, poderia gerar uma lista com cinco países só deste continente. Mas com tantos itens a seu favor, fico com a Alemanha. Pela história – gloriosa e ingloriosa -, pela paixão pelo futebol, mas principalmente pela cerveja produzida lá. Na minha lista tinha que ter um país com tradição na produção da minha bebida preferida e claro, não podemos esquecer a maior festa de cerveja no mundo, a Oktoberfest. Após eu ter ido na versão brasileira em Blumenau, eu gostaria muito de conhecer o irmão famoso.

Oktoberfest em Munich em 1978

Ainda na Alemanha Ocidental, Oktoberfest em Munich em 1978 (Barbara Ann Spengler/flickr)

4) R.D. Congo/Rwanda/Uganda

Quando se pensa em África e em animais, sempre vem a mente os chamados Big Five (rinoceronte, elefante, búfalo, guepardos e leões), mas em outra região do continente, na selva do Congo e Rwanda é possível se encontrar com incríveis gorilas quase intactos em seu hábitat natural. Além disso, é possível encontrar chimpanzés. Esses tours não são baratos, mas há muitos que garantem o encontro com esse gigantes, isso porque há o que pode-se chamar de “caçadores” da localização dos gorilas e são contratados para encontrar eles. Eles são encontrados no Parque Nacional Virunga ou Parque Nacional Kahuzi-Biega.

Macho dominante no Parque Nacional Kahuzi-Biega na RD Congo

Um silverback no P.N. Kahuzi-Biega na Rep. Democrática do Congo (bobbypadavick/flickr)

5) Nepal

Este país é um dos mais buscados na Ásia devido a ela ser um dos pontos de partidas para alcançar o cume das maiores montanhas do mundo. Não sei quando, mas um dos meus sonhos é alcançar o topo do Mt. Everest, mas só uma autorização para se subir custa em torno de US$10.000 por pessoa e sem nenhuma garantia de que alcançará o topo. Mesmo assim há inúmeras trilhas que são possíveis de fazer, como o caminho até o acampamento base do Mt. Everest.

Bandeirinhas do Nepal com os Himalaias ao fundo

Bandeirinhas do Nepal com os Himalaias ao fundo (lampertron/flickr)

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply