Dia a dia

Projeto ECATU – Construção em Superadobe

14 de July de 2014
Ecatu São Thomé das Letras

Ir para São Thomé das Letras estava em nossos planos há muito tempo, desde que soubemos que o Fau (Fábio) e a Mii (Milena) iriam construir uma casa ecossustentável por lá e nós queríamos ajudar, como voluntários. Quanto tempo? Isso ainda não sabíamos, mas ficamos por lá uns 20 dias.

Você sabe o que é uma construção de superadobe? Vou explicar rapidinho aqui o que aprendemos por lá, nada muito aprofundado, ok?!

Eles utilizam a técnica de ensacar a terra e depois prensá-la. O saco utilizado é de polipropileno (aquele branco de ensacar grãos, conhecido também como ráfia.) e a terra é a que tem no terreno deles, mas acredito que possa ser qualquer terra. O modo de fazer é bem simples, só é preciso fazer direito para que a terra fique bem prensada, no fim irá ficar dura como um tijolo e tão resistente quanto. Enquanto constrói é preciso proteger a construção da chuva, pois qualquer garoa mais forte pode enfraquecer e desmanchar a terra. Uma dica aqui é umedecer a terra um pouco antes de ensacar, para garantir a compactação da mesma.  

Aprendemos durante nossa passagem por lá que é rápido construir uma casa assim, é fácil de aprender e propagar o que aprendeu, a casa será bem resistente – ainda mais depois de rebocar e dar acabamento -, nossos amigos ficarão aquecidos e certamente não gastarão tanto quanto se fosse uma casa de tijolos, como conhecemos.  

Quando chegamos na cidade e fomos conhecer o sítio onde está a casa dos nossos amigos vimos que a obra estava bem adiantada do que víamos pelas fotos. A casa já estava com paredes altas, as mesmas são formadas por fiadas de terra prensada. Sem medo do trabalho começamos a ajudar, pegar terra, cortar saco, prensar, prensar de novo e sol forte na cabeça fazia tudo ficar mais cansativo. Mas como sempre, no final vem a recompensa.

Levamos poucos dias para finalizar as paredes, isso que ainda tínhamos que conciliar o tempo de trabalho com os jogos da copa! Alguns dias folgávamos, outros nem ligávamos para quem ia jogar, e isso aconteceu até no último jogo do Brasil, já que resolvemos trabalhar no sábado para folgar no domingo e assistir a final da copa do mundo.

Paredes erguidas era hora de subir o telhado! Eu só esqueci de dizer que a casa é redonda. Como fazer o telhado de uma casa redonda?! Bom, o Fau viu um vídeo no You Tube – isso, lá mesmo – sobre uma técnica de Estrutura Recíproca. Nome feio, mas a forma como tudo é feito é demais. Era engraçado como ele explicava para a galera como seria, lembro até hoje dele dizendo “… e a última peça ira encaixar embaixo da primeira, e pronto!”. Na teoria tudo certo, assistimos o vídeo com ele algumas vezes para sanar dúvidas e ajudar na tradução, e olha que até no dia de montar o telhado as dúvidas surgiram! rsrs

Depois de quase 20 dias aqui, foi hora de se despedir e seguir viagem antes de ver a casa finalizada, falta pouco para nossos amigos morarem dentro do sonho deles!! Mii e Fau, saibam que iremos acompanhar vocês aqui de longe! Mando sempre boas energias para vocês!

Gratidão por tudo amigos!
<3

Ah, para quem estiver interessado neste tipo de construção assista aos vídeos do Nader Khalili, o responsável por desenvolver a técnica de Superadobe. Clique aqui e assista um vídeo mais curtinho e aqui uma obra prima do Superadobe.

You Might Also Like

4 Comments

  • Reply Cristina Silveira 6 de April de 2015 at 12:17

    Caros amigos, gostaria de construir com superadobe e preciso saber se vocês constroem para terceiros.
    Obrigada,
    Cristina

    • Reply Marcos 6 de April de 2015 at 14:35

      Cristina, não sei se você leu o post, porém nós apenas participamos da construção de uma casa superadobe em que ajudamos um casal de amigos. Fazia parte de nossa viagem o tempo que ficamos lá. Obrigado.

  • Reply pedro xavier 24 de January de 2016 at 10:17

    Bom dia parabens pelo projeto, venho humildemente pedir uma ajuda, pois preciso saber onde compro sacos de polipropileno ou rafia, para construir em superadobe, voces poderiam me ajudar pfv? Estou em BH – MG

    • Reply Marcos 9 de February de 2016 at 16:36

      Pedro, boa tarde, não sei se você leu o post, porém nós apenas participamos da construção de uma casa superadobe em que ajudamos um casal de amigos. Fazia parte de nossa viagem o tempo que ficamos lá. Infelizmente não sabemos como lhe ajudar. Obrigado.

    Leave a Reply