1º Encontro de Inverno de Blogueiros – Dia 1

26 de July de 2014
Encontro de Inverno

Bom dia!!!!!! Tudo bem que agora não é de manhã, mas vale pela animação que foi o dia! 😀

Encontramos meus pais no café da manhã, e eles decidiram ir embora de São João del Rei (SJDR) hoje mesmo e ir para Tiradentes, se hospedar por lá conhecer mais da cidade. Feito isso eu passei para eles o endereço do Camping Tiradentes, local onde também iríamos nos hospedar, era barato e tranquilo para eles ficarem.

O tchau do café da manhã foi tão corrido – estávamos atrasados – que nem deu tempo de se emocionar… não ali, na frente deles. Mas no passeio que fizemos de Maria Fumaça na tarde de hoje foi inevitável, ainda mais por ter encontrado eles na estação ferroviária, parecia cena de filme.

encontro na estação

O 1º Encontro de Inverno de Blogueiros, organizado pelo Antônio, do blog Retrip, foi ótimo e logo na manhã de sábado conhecemos pessoalmente novos blogueiros e revimos alguns que já conhecíamos. Tivemos uma palestra muito interessante com a Cláudia Saleh, do Aprendiz de Viajante, assim com um bate papo com o advogado Antônio, do Trip e Aventuras, esclarecendo algumas dúvidas e questionamentos nossos com relação a temas mais burocráticos.

Depois do almoço fizemos o passeio de Maria Fumaça, o mesmo custa R$ 40,00 por pessoa o trecho de ida para Tiradentes, o nosso retorno foi realizado em uma van. O passeio é muito gostoso e tranquilo, depois que os trilhos deixam a cidade e alcançam os vales da região a paisagem começa a valer a pena, infelizmente o nosso dia não era de sol e céu azul, mas mesmo assim deu para aproveitar.

A curva da Maria Fumaça

Não muito confortável fotografar a curva do trem

Ao chegar em Tiradentes fomos recebidos pelo pessoal da Agência Viva Minas, tivemos um tour guiado pela cidade, confesso que nós não somos muito fãs desses tours com guias e tal, mas valeu muito a pena, entender a história do lugar e não apenas ver e fotografar sem saber os porquês. Entramos na primeira igreja e ali tivemos uma aula de história do Brasil e de cultura. Explicação que agora faz muitas coisas fazerem sentido ao entrar nessas igrejas.

Circulamos por todo centro histórico de Tiradentes e retornamos no fim do dia para SJDR. À noite tivemos mais atividades, mas antes eu precisava de um bom banho quente, ser turista cansa, não estamos acostumados, minha coluna estava só o pó da rabiola.

E por volta das 19h30 quando encontramos com o pessoal para ir conhecer, degustar e jantar em uma cachaçaria, a Cachaçaria Sec. XVIII. Ao som de música caipira, tocada por 4 senhores, que me fez lembrar do meu pai e ficar por ali por algum tempo, ouvindo e relembrando. O lugar é super simples, mas interessante, a produção da cachaça é artesanal, sem uso de aditivos, conservantes.

O jantar só foi servido depois de degustarmos as cachaças acompanhado de uma linguicinha com geléia. Isso mesmo, linguiça com geléia! Que “trem bão”, tenta isso no seu próximo churrasco, mas não sugiro uma geléia de morango da “Turma da Mônica”, tenta com geléias mais exóticas, como a de mexerica, jabuticaba e pimenta biquinho (nós provamos com essas… DELÍCIA). Depois nos conta como foi!

A noite esta ótima e divertida, mas era hora de partir, amanhã é domingo, mas nem por isso iremos ficar na cama, é dia de acordar cedo, arrumar os mochilões, fazer check-out e dia de conhecer mais da cidade que nos recebeu tão bem, São João del Rei, antes de partir novamente para Tiradentes.

os blogueiros

Os Blogueiros

Encontro de Blogueiros

I Encontro de Inverno de Blogueiros de Viagens em São João del Rei e Tiradentes foi idealizado e organizado por Antonio Romulo Jr. do (Retrip Viagens), aconteceu entre os dias 25 e 27 de julho de 2014 nas cidades de São João del Rei e Tiradentes, Minas Gerais e contou com a participação dos blogueiros e blogs: Marcos Borges e Claudia (A 4 Pés), Cyntia Campos (A Fragata Surprise), Claudia Beatriz Saleh (Aprendiz de Viajante), Glacy Moraes (Blog da Glacy), Laura Botton (Colecionando Viagens), Nívea Atallah (Destino de Viagens), Carol May Rodriguês (Dicas e Roteiros de Viagens), Gabriela Palma (Gaby Pelo Mundo), Lillian Brandão e Helder Ribeiro(Nerds Viajantes), Renata Campos (Rêvivendo Viagens), Antonio Santos (Trip e Aventuras), Nivia Guirra (Viagens Invisíveis), Camila Navarro (Viaggiando), Luciano Attiê (Viagem sem Frescura), Rafaella Machado (Viajando sem Medo). Este evento contou com os seguintes parceiros: Garden Hill Small ResortAlbatroz Garden HillAgência Viva MinasCervejaria TiradentesTrilhos de Minas e Boteco da Fábrica. E contou com o apoio dos Hotéis/Pousadas: Paço do Lavradio e Pousada Buonabitacolo.