Dia a dia

Dia de conhecer o Santuário do Caraça

18 de August de 2014
Santuario do Caraça

Em nosso segundo dia aqui resolvemos ir conhecer o Santuário do Caraça, queríamos almoçar lá, mas para isso é preciso chegar às 11h para pegar uma senha, lá eles só cozinham para o número certo de pessoas, assim evita o desperdício. A questão é que como nós não sabíamos nada do Caraça – nem sempre pesquisamos tudo que vamos conhecer – sabíamos apenas algumas coisas, como sobre os lobos que vão até lá no início da noite para pegar a comida – carne fresca – que os padres colocam na porta da igreja – e assim atrair mais turistas, e consequentemente mais dinheiro, essa é a verdade… #prontofalei. Porém não escutamos nada sobre as trilhas e cachoeiras que há por lá, apenas sobre o museu, e só de saber da história que poderíamos contemplar fomos.

Saímos da pousada Ecopousada Escarpas do Caraça era umas 14h, nem almoçamos, e no caminho passamos para conhecer o Aqueduto Bicame de Pedra,que fica a 12KM da cidade de Catas Altas. Uma estrutura do século XVIII, construída por escravos com a função de captar água da Serra do Caraça até região de Brumado (região onde o ouro era extraído e lavado). Hoje é possível subir no aqueduto através de uma escada de pedras e ter acesso aos poucos metros da estrutura, e não precisa de muita imaginação para entender como funcionava.

Arqueduto em Catas Altas

Voando no Arqueduto

O tempo estava fechando e saímos de lá com um chuvisco, mas era visível a chuva chegando. Não deu outra, chegamos na portaria do Santuário do Caraça embaixo de chuva, até questionei o Marcos se seria realmente interessante entrar com essa chuva e não aproveitar nada. No fim das contas, entramos.

Vista do Santuário do Caraça

Vista do Santuário do Caraça

A chuva passou rápido, parecia chuva de verão, e em minutos o céu estava azul e o dia lindo. Assim que chegamos na portaria fomos procurar os responsáveis pela hospedagem, havíamos mandado e-mail para tentar alguma parceria com eles, queríamos ficar lá para conseguir ver os lobos. Ah, é isso mesmo, os lobos só chegam ao anoitecer e o santuário fecha para turistas às 17h e após este horário só está liberada a circulação de hóspedes. Infelizmente nossa parceria não deu certo, o Padre não liberou nossa estadia e não estava interessado em nenhuma parceria, quer dizer, nos deu um desconto de 5%, o que não fazia grande diferença. Infelizmente não conhecemos o Santuário do Caraça como ele merecia, suas trilhas e cachoeiras.

Mapa Santuário do Caraça

Mapa Santuário do Caraça

Já era 16h30 quando terminamos de conversar sobre a estadia e notamos o horário! Em 30 min teríamos que sair e não conhecemos nem 2% do lugar, mas só de entrar e chegar na portaria foi preciso pagar a entrada. Nós questionamos, já que você só paga na recepção que fica à 9km da portaria, teríamos 30min para ver o que? Isso que eles ainda indicam assistir um vídeo de 20min antes dos passeios e trilhas. Ou seja, em 10min era o tempo de voltar até a portaria…. hehehe. No final da conversa ela conseguiu descontar apenas uma entrada, economizamos R$10,00. Bom, sem reclamar mais, aceitamos e saímos. Vimos pouco, e nos deixou com um gostinho de quero mais, de voltar lá um dia.

Por do sol no Santuário do Caraça

Por do sol no Santuário do Caraça

Foi uma pena chegar tarde e não ver tudo que queríamos, mas às vezes e preciso seguir nossos planos, mesmo tendo todo tempo do mundo para viajar, para nós é preciso seguir em frente. De qualquer forma ficamos felizes com o que vimos pessoalmente. O jardim que fica em frente a Igreja é lindo, e parece que as trilhas são bem sinalizadas, mas não temos como dizer muito sobre isso. Fica para a próxima Volta ao Mundo! 😀

Veja abaixo a localização do Santuário do Caraça.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply