Dia a dia

Um dia com os Nerds Viajantes

9 de August de 2014
Entrada da Exposição Genesis

Acordamos cedinho e antes que nossos anfitriões acordassem já estávamos caminhando em direção ao Palácio das Artes (na Afonso Pena, 1527) para visitar a exposição Genesis do fotógrafo mineiro Sebastião Salgado. Chegamos lá às 9h00 – meia hora antes da exposição abrir – e os Nerds Viajantes (o Helder e a Lillan) um pouco depois da abertura. Eles já nos encontraram lá dentro já viajando nas primeiras imagens da sessão Planeta Sul.

A viagem do Sebastião durou 8 anos e o resultado foi um espetacular livro e exposição dividido em 5 sessões que tentam retornar há um tempo quando o planeta se encontrava em seu estado mais cru, mostrando sua evolução antes de qualquer modernização humana. Além do Planeta Sul – com imagens da Antártida, Sul da Georgia, Falklands, arquipélago Diego Ramirez, Ilhas Sandwich e da Península Valdés – há ainda as sessões Santuários (Ilhas Galápagos, Nova Guiné, Irian Jaya, Ilha Siberut e Madagascar); África onde ele viajou por Botswana, Ruanda, Congo, Uganda, Namíbia, Sudão, Etiópia, Líbia e Algéria; Terras do Norte (Alasca e Colorado – EUA -, Parque Nacional Kluane no Canadá e na Rússia a ilha Wrangel, a região da Sibéria e a península Kamchatka); e por fim Amazônia e Pantanal.

As fotos dele, como já devem imaginar, são incríveis. Tudo em preto e branco, o que só realça os detalhes dos animais, paisagens e pessoas e ele retrata tudo de forma fantástica. Para quem quer visitar as obras dele, elas já não mais se encontram em Belo Horizonte. A exposição Genesis está em Brasília (no Centro Cultural Banco do Brasil) e fica por lá até 20/10/2014.

Na hora do almoço fomos voando para o Mercado Municipal e já ficamos na fila do Casa Cheia. Enquanto o Helder ficou na fila, nós fomos com a Lillian fazer uma rápida passeada pelo mercado, para nós ele pareceu com mais variedade que, por exemplo, o Mercado Municipal de São Paulo, mas tal variedade nos assustou um pouco pois ao lado de um quiosque com queijos haviam lojas de aves e outros animais, algo que não achamos muito higiénico. Pouco depois de voltar a fila do restaurante entramos no restaurante, o pedido do dia – com uma ajudinha do Helder – era o Porconobis de Sabugosa, um delicioso prato de carne suína com orapronobis (uma verdura tradicional dos pratos de Minas Gerais).

Entrada do Mercado Municipal

Entrada do Mercado Central

Achamos que só faltou uma rampa para sairmos de lá rolando, ahhhh Minas Gerais desse jeito sairemos daqui de grua!

De lá fomos para a Praça Liberdade para visitar o Memorial Minas Gerais-Vale. Já visitamos Ouro Preto mas a interatividade que encontramos neste memorial foi muito legal, os vídeos em telões explicaram muita coisa que não foi possível descobrir na antiga capital mineira. Finalizamos o passeio do dia pela Praça da Liberadade e tirando fotos dos lindos ipês.

O casal nos deixou na casa dos nossos anfitriões, onde estava para começar o Chá de Cozinha deles. Hummmmm… salgadinhos e cerveja, ótima forma como terminar o dia em Belzonte!

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply Kiko 22 de October de 2014 at 10:39

    O mercado central aqui é imperdível né? Mas eu ainda prefiro o de Sampa! =)

  • Leave a Reply