Dia a dia

Parque Nacional Serra da Capivara

21 de October de 2014
capa-serra-capivara

Ontem chegamos aqui em São Raimundo Nonato já passava das 20h, encontramos uma pousada, não muito barata, mas deu para descansar bem no ar condicionado. Esse calor do Piauí eu nunca vi igual. É muito quente, abafado e não bate uma brisa aqui. Difícil.

Hoje acordamos e ficamos decidindo nossos próximos passos, além de trabalhar um pouco. Por volta das 11h desci até a recepção para saber como fazer para conseguir um  guia para entrar no Parque Nacional Serra da Capivara. Sim, aqui só se visita o parque com o acompanhamento de guia, e não se pode acampar. A moça da recepção não demorou a retornar e só às 12:30 partimos para nosso dia turista, tão esperado. Aqui há muita história e pinturas rupestres milenares.

A diária do guia custa R$100,00, e isso para um grupo de até 15 pessoas. A entrada do parque nos custou R$12.50 para cada, e a permanência aqui e roteiro é feito junto com seu guia, vocês decidem o que querem ver, tem muita coisa, são 184 sítios arqueológicos abertos para visitas, em uma área de 135 mil hectares. É terra pra caramba! E nós ficamos pela região do Boqueirão da Pedra Furada.

Estamos quase lá, Parque Nacional Serra da Capivara

Estamos quase lá, Parque Nacional Serra da Capivara

O dia estava bem agradável, ainda bem. Nuvens deixaram o dia nublado e trouxeram chuva refrescar no fim do dia. Nós acessamos o parque pela portaria Guarita do Boqueirão da Pedra Furada, um dos mais visitados, porém as pinturas maiores estão na região da Serra Branca, e nós visitamos a Serra da Capivara. Passamos apenas uma tarde por aqui, mas para conhecer os principais pontos são necessários pelo menos 6 dias! Vale a pena.

Foi encontrado vestigíos de uma fogueira milenar

Foi encontrado vestigíos de uma fogueira milenar

Pinturas Serra da Capivara

Pinturas Serra da Capivara

A formação que dá nome ao Sítio Arqueológico da Pedra Furada

A formação que dá nome ao Sítio Arqueológico da Pedra Furada

Sem contar que nossa guia, a Eliete, nos disse que é possível visitar o parque o ano todo, e para quem chegar em Abril verá uma área muito verde, diferente de nós que fomos no fim da seca, dá até dó da vegetação. E existe a opção de ver um dos principais sítios à noite, com iluminação que deve deixar o ambiente muito lindo. E também há sítios adaptados para cadeirantes.

Parte da trilha foi feita de carro

Parte da trilha foi feita de carro

Nós visitamos alguns pontos e conversamos muito com a nossa guia, que não deixou uma pergunta sem resposta. Além da disposição e paciência conosco.

Localização do Parque Nacional Serra da Capivara.

Contato da nossa guia

Eliete Silva
(89) 8126-1435
(89) 8126-1435
elieteguia@yahoo.com.br

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply Gabriela Busarello 23 de February de 2015 at 17:08

    Muito bom! Deve ser um passeio incrível para quem gosta de história e pinturas rupestres…

  • Reply Susi 9 de February de 2016 at 15:25

    Nossa, que legal 🙂 Ver essas paisagens não tem preço! Dá até para tolerar o calor hehe

  • Leave a Reply